MANIFESTO Reflexões e Conexões Não Mono

Quem somos nós?

A página RCnãomono foi idealizada pelas Psicólogas e Terapeutas de Casais Adelita Monteiro e Giselle Rocha em 2018. Nossa proposta sempre foi gerar conscientização sobre a Não Monogamia Ética organizando conteúdo e espaços de reflexão e conexão entre as pessoas que se identificam com o tema.

Missão

Nossa missão é criar uma comunidade de pessoas não mono, que possa ser um espaço de troca e visibilidade e principalmente, uma rede de apoio e acolhimento para esse público.

Visão

Visamos um mundo onde as pessoas não busquem sua razão de viver no outro, mas em si mesmas. Um mundo onde as relações não existam para nos limitar, mas para promover uma troca mútua de cuidado e afeto que nos ofereça segurança para crescer e evoluir. Visamos um mundo onde o amor é abundante e onde as pessoas não precisem se privar do amor por convenções sociais.

Valores

Os valores que guiam a nossa prática são: empatia, honestidade, transparência, cooperatividade, cuidado e acolhimento. Os preceitos da Comunicação Não Violenta também embasam o nosso trabalho.

O que é Não Monogamia Ética?

Não Monogamia Ética (NME) é a habilidade de desenvolver e cultivar sua autonomia afetiva. Essa autonomia não se caracteriza pelo individualismo mas sim pela interdependência, ou seja, precisamos da conexão, do suporte e do afeto de outras pessoas, mas não dependemos emocionalmente delas para nos sentirmos bem.

Autonomia Afetiva pressupõe que ninguém além de nós mesmos tem controle sobre nossos desejos e comportamentos. Ninguém pode fazer escolhas por nós, assim como nós não podemos fazer escolhas pelos outros ou impor que se comportem de forma que nos agrade. Nós temos responsabilidade por nossas escolhas, inclusive escolhas que irão desagradar outras pessoas.

Não Monogamia Ética é também sobre a construção de dinâmicas relacionais saudáveis, que não reproduzam a ideia de possessividade e controle tão presente na estrutura monogâmica, e que também não cerceiem a liberdade das pessoas envolvidas.

Além disso, a NME pressupõe a liberdade de cada pessoa decidir com quem ela deseja se relacionar (seja platonicamente, romanticamente e/ou sexualmente) ou mesmo, de não se relacionar. Contudo, é fundamental que haja comunicação, honestidade e transparência, para que essas relações sejam éticas e saudáveis.

Por fim, uma premissa essencial da Não Monogamia Ética para nós da RCnãomono é o Cuidado. O Cuidado é imprescindível para que se construa relações saudáveis. As relações são uma via de mão dupla. Nós vivemos em relação com outros seres, não somente humanos. A relação é uma troca, uma partilha, é necessário um investimento, há uma responsabilidade em nutrir, cuidar, manter essa “engrenagem” em funcionamento. Essa responsabilidade não é individual, ela é coletiva.

Compreendemos o processo de CUIDADO como um processo ao mesmo tempo pessoal e interpessoal. Esse processo se inicia através da profunda compreensão individual de nossos limites e necessidades, que em algum momento serão expressos às pessoas com as quais nos relacionamos. O processo de expressar limites e necessidades (a fim de nos sentirmos seguras e respeitadas) é mútuo, portanto acreditamos que haverá a necessidade de se fazer acordos entre as pessoas envolvidas nas relações, para que todas se sintam contempladas e cuidadas.

Entretanto, os acordos não devem ser impostos e restritivos (como geralmente são as regras) eles devem ser feitos de forma consensual e podem ser flexíveis e mutáveis, dependendo do estado emocional das pessoas envolvidas. O objetivo dos acordos é criar um espaço seguro para a exploração de novas dinâmicas e novos relacionamentos, em um ritmo que todos se sintam confortáveis.

Portanto, nós da RCnãomono acreditamos que a definição de limites pessoais e a co-criação de acordos será fundamental para a construção de relações saudáveis.

Proposta da página

Propomos que nossa página (blog/website/grupos, etc) seja um espaço de Acolhimento e Não Julgamento no qual as pessoas possam se expressar sem medo de serem repreendidas e possam trocar experiências e se ajudar a desconstruir as bases do amor romântico e a repensar novas formas de nos relacionar de forma autônoma.

Temos consciência de que não há um modelo relacional único e perfeito que sirva como referência, e por isso é importante que as pessoas possam conhecer, experienciar e experimentar as alternativas possíveis, para que essas vivências lhes proporcionem os questionamentos e as desconstruções necessárias afim de alcançarem modelos relacionais mais saudáveis.

Sabemos que a monogamia existe há milênios e que a transição para um novo paradigma não mono será (provavelmente) lenta e gradual e cada pessoa tem seu ritmo e seu processo e acreditamos que é importante respeitar esse processo.

Para nós, impor uma mudança de paradigma, de atitudes e comportamentos, quando ainda não há um aparato interno e externo para dar suporte a esse processo pode causar mais traumas do que o próprio sistema monogâmico.

A RCnãomono tem portanto como proposta produzir conteúdo e gerar REFLEXÕES que auxiliem na desconstrução da cultura do amor romântico que funciona como alicerce da monogamia e consequentemente, da estrutura patriarcal. Entendemos que essa estrutura é violenta e opressiva principalmente para as mulheres e minorias.

A RCnãomono também é um espaço onde pretende-se gerar oportunidades de CONEXÕES entre as pessoas que se identificam com o tema da não monogamia, por isso nosso objetivo é promover Conversas, Debates, Cursos, Palestras, Workshops, Grupos de Apoio, Happy Hours e diversos outros eventos.

--

--

Conscientização sobre a Não Monogamia Ética organizando conteúdo e espaços de reflexão e conexão entre as pessoas que se identificam com o tema.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Reflexões e Conexões NãoMono

Reflexões e Conexões NãoMono

Conscientização sobre a Não Monogamia Ética organizando conteúdo e espaços de reflexão e conexão entre as pessoas que se identificam com o tema.